All for Joomla All for Webmasters

A Ao vivo

Previous Next

Staff Benda Bilili - SESC Pompeia (19.01.17)

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Alguns shows mudam vidas. Daqueles que não são só um apanhado de músicos tocando a trilha da sua vida, mas entregando algo ainda maior. A performance dos congoleses do Staff Benda Bilili é um desses momentos. No Brasil para um show no SESC Pompeia na chuvosa São Paulo do dia 19 de janeiro.

Formada por quatro cantores mais velhos paraplégicos (fruto da poliomielite quando jovens), todos se movem em triciclos personalizados. Além da linha frente, a Staff Benda Bilili conta com uma seção rítmica mais jovem composta por moradores de rua resgatadas pelos membros mais velhos da banda. O solista é um garoto que toca solos de guitarra em um instrumento que ele mesmo construiu formado por uma corda e uma lata. Definitivamente não é um show normal.

Com dois álbuns lançados e passagens pelos maiores festivais e programas de TV do mundo, a Staff Benda Bilili não realiza um show tradicional, mas um verdadeiro baile baseado nos ritmos étnicos onde fica difícil não mergulhar de cabeça. Seja pelo ritmo frenético ou pelo carisma e performance de seus integrantes. Muito mais que um show, o que aconteceu no SESC Pompeia na noite de 15 de janeiro foi uma verdadeira lição de vida.

Dentro de um repertório que exala alegria, a realidade e os fantasmas que cercam a história do grupo africano são mencionadas sem nenhuma cerimônia. Faixas como Polio (que faz referencia direta ao problema de saúde de seus integrantes) e questões sociais em Sala Mosala são executadas de forma que fazem cada um dos problemas serem algo pequeno, algo visto de longe.

E parte do envolvimento que a música dos congoleses propõe vem diretamente de sua performance, de suas danças e, principalmente, de seus sorrisos. A atmosfera criada se torna tão intensa que fica difícil cair na real com o tamanho do problema que cerca cada um de seus integrantes.

Em um show que não inclui discursos moralistas e nem mesmo lamentações, a Staff Benda Bilili emocionou a quem os conhecia tanto quanto quem acabou tendo seu primeiro contato com o som do grupo. Com direito a bis, performances intensas que incluem até o mergulho de um de seus integrantes para longe da cadeira de rodas, a sensação era uma só, a de que a vida vale a pena.

Com sua história registrada em um documentário facilmente encontrado na internet, a Staff Benda Bilili é música além das aparências. E ao fim do show é impossível não sair do SESC com a sensação de que realmente não é só música. Uma noite a mais na vida dos congoleses, mas com certeza inesquecível para quem assiste suas performances mundo afora.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais