All for Joomla All for Webmasters

A Ao vivo

Previous Next

Peter Tosh Celebration - Cine Joia (09.02.17)

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Existe uma linha tênue entre tudo aquilo que é oportunismo e o que pode vir a ser uma ocasião histórica. Celebrar a obra de um artista é certamente um desses momentos onde isso se entrelaça e só no palco percebemos estar diante de um ou de outro.

No Brasil para divulgar o legado do seminal ícone do reggae, Peter Tosh, Andrew, seu filho, fez no Cine Joia no último 9 de fevereiro um daqueles shows que cumpriram exatamente o que era proposto. Passar longe do oportunismo e mostrar de forma clara a força das faixas gravadas por seu pai pelo menos três décadas antes ao lado da Word Sound & Power, banda que acompanhou Peter em toda sua carreira solo.

Acompanhado do espetacular Carlon Santa Davis, além de Albert Tony Chin, Fully Fullwood, Keith Sterling e Donald Kinsey, Andrew é o protagonista de um show onde seu background encanta tanto quanto sua performance, assustadoramente parecida com a do pai, mas bem mais rejuvenescida.

Intitulada de Legalize Tour, o show pouco explora do álbum mais famoso de Peter Tosh. Vai muito além em uma dinâmica que une protesto e dança em um ritmo que rompe a estética inicial do reggae. São solos de guitarra e variações que fazem do show uma verdadeira viagem pela cultura jamaicana (e para quem é mais atento, até mesmo por sua influência sobre todo o rock inglês da década de 70).

Sem abandonar clássicos como Justice and Equal Rights e Johnny B. Goode, o show de Andrew se apoia principalmente na questão dos ritmos e não nos principais hits para fazer o público, que marcou presença em bom número, dançar.

Contando com uma discografia que não se tornou popular no Brasil – até em função da questão de distribuição de álbuns físicos e da popularidade do gênero por aqui – o show de Andrew satisfaz novos e velhos fãs com uma vibração que é acima da média. Não se trata apenas de nostalgia, mas de diálogos que parecem fazer ainda mais sentido na atualidade.

Mais em voga nos últimos anos e carro-chefe da turnê, a legalização da maconha dá o tom na reta final do show, que apresenta as seminais Legalize It e Bush Doctor. E Andrew assume o papel de porta-voz desse processo, tal qual foi seu pai três décadas atrás.

Foi mais do que uma celebração. Foi um show que mostrou que certas músicas não envelhecem, especialmente em caso de artistas seminais como Peter Tosh.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais