All for Joomla All for Webmasters

A Ao vivo

The Vaccines - Cine Joia/SP (18.04.12)

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Formada em 2010, os ingleses do The Vaccines foram considerados uma das maiores revelações da música alternativa nos dois últimos anos. Escalados para o Planeta Terra Festival de 2011, a banda liderada pelo vocalista Justin Young deixou um aperto na garganta dos brasileiros quando descartou o festival para sair em turnê com o Arctic Monkeys.

Mas como promessa é dívida, o The Vaccines cumpriu sua promessa de logo vir ao Brasil e realizou sua primeira apresentação no país nessa quarta-feira (18) no Cine Joia, em São Paulo. Com casa cheia e uma plateia formada por muitos admiradores de seu primeiro, e único, trabalho, What Did You Expect from the Vaccines? (2011), os ingleses subiram ao palco com uma partida praticamente ganha.

Com um repertório previsível (por se tratar de um solitário lançamento, o The Vaccines assumiu o palco próximo da meia-noite, quando iniciou o show com Blow It Up. A nítida empolgação do público, cantando o refrão da música em plenos pulmões, favoreceu o desempenho da banda, que já mostra uma maturidade considerável, algo que foi comprovado no último fim de semana em sua apresentação durante o festival Coachella.

O show esquentou de vez com a animada Wreckin' bar, medindo bem a popularidade da banda no país. Nem mesmo o lado B Tiger Blood, faixa que foi produzida pelo guitarrista dos Strokes, Albert Hammond, diminuiu o ânimo do público, que foi compensado com A Lack of Understanding, uma das melhores faixas do álbum de estreia dos ingleses.

Com um português bem ensaiado, Justin reduzia ainda mais a distância entre o público e a banda, que fez a festa em Wetsuit. A inédita Teenage Icon abriu passagem para Under Your Thumb, também muito bem recebida. Mas com pouco mais de vinte minutos de show ficava claro que as faixas curtas do grupo tornariam a apresentação menor do que ideal, portanto, o público teria que aproveitar o máximo de cada música do álbum de estreia dos ingleses.

Alternando entre melodias fáceis, como na divertida Post Break-Up Sex, e a intensa All in White, o The Vaccines demonstra trilhar um caminho já aberto por nomes como Interpol e Strokes no início da última década, caminhando na linha tênue entre ambos os nomes, mas seguro de um som autêntico. A vibração do público chegava a impressionar até mesmos os integrantes da banda, que até o momento realizavam um show que poderia muito bem ter constado como uma das melhores apresentações do Planeta Terra Festival de 2011, do qual não participaram.

Wolf Pack e a inédita No Hope trouxeram a parte mais introspectiva do show, que deu lugar à euforia com If You Wanna, faixa mais conhecida do grupo e que proporcionou o melhor momento do show, que teve o abrupto encerramento de sua primeira parte com Family Friends.

Com pouco mais de 40 minutos, o The Vaccines havia queimado grande parte dos seus hits e deixava o palco pela primeira vez, ovacionado como merecia ser. O breve retorno se deu com outra faixa menos popular do grupo, Blue Moon, que abriu espaço para outra catarse, com Nørgaard, do álbum de estreia dos ingleses.

O fim do show com pouco menos de uma hora acabou frustrando parte do público, que precisou aguardar muito até o início do espetáculo. Mas não havia mais o que fazer, o The Vaccines havia mostrado tudo o que era possível (e mais um pouco) e ter alcançado tamanha popularidade com seu álbum de estreia deixou o público com a sensação de “quero mais” ao seu fim.

Grande revelação do rock contemporâneo, a banda inglesa cumpriu bem o seu papel em São Paulo, apesar do curto show, e mostrou porque carrega tamanho respaldo no exterior. Considerando o retorno após um ou dois novos lançamentos, o The Vaccines tem tudo para arrebanhar um público ainda maior e realizar um show muito maior do que esse realizado em sua estreia em terras brasileiras. Como em poucos casos na música atual, o termo “é esperar pra ver” faz total sentido.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais