All for Joomla All for Webmasters

A Ao vivo

Stewart Copeland & La Notte Della Taranta - Auditório do Ibirapuera/SP (12.11.11)

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Diante do vasto calendário de shows do segundo semestre, o tradicional festival Perc-Pan, que chegou a sua 18ª edição ocupando por dois dias o charmoso Auditório do Ibirapuera para apresentações, no mínimo, curiosas.

Em sua primeira data estiveram presentes a revelação nacional do hip hop, Criolo, acompanhado pelo B’Net Marrakech, oriundos do Marrocos. Já para a segunda e última noite, rivalizando com o início do festival SWU e a apresentação do ex-beatle Ringo Starr na cidade, coube ao mítico baterista da banda inglesa The Police, Stewart Copeland, trazer os ritmos italianos ao lado da La Notte Della Taranta, uma orquestra de mais de vinte músicos, que apresentaria canções tradicionais da Itália em uma nova roupagem.

Com um palco completamente repleto de instrumentos, pontualmente às 21h os músicos da La Notte Della Taranta foram tomando seus lugares, mas diferente da postura mais rígida de uma orquestra, os italianos se portam muito mais como uma banda, acompanhados de guitarra, baixo, bateria, teclados e instrumentos tradicionais, com tamanha infra-estrutura ficava claro que a intensidade da apresentação chocaria desde o início.

Com temas tradicionais como Pizzica degli Ucci, La rusciu de lu mare e Santu Paulu, o que se viu foi uma verdadeira celebração da música italiana, trazendo um feliz flerte entre a música mais tradicional, a tecnologia e até o rock, representado pela empolgante performance de Stewart Copeland em sua bateria.

Para que se tenha uma dimensão exata do que tem sido essa apresentação do baterista do Police com a La Notte Della Taranta pelo mundo, seria como se alguns ritmos mais tradicionais do Brasil, como o samba ou o forró, recebessem uma roupagem muito mais encorpada, contando com uma enormidade de instrumentos e equipamentos eletrônicos, mas tudo sem perder a essência, apresentando a uma nova geração a riqueza musical de uma região. Mais do que um show, o que se viu foi um verdadeiro desfile pela cultura italiana, especificamente da região de Salento, localizada no extremo sul do país.

A escolha da La Notte Della Taranta para o encerramento do festival não foi uma simples opção, a orquestra italiana faz parte das atividades do Ano da Itália no Brasil, dentro do Movimento Brasil-Itália, tudo isso apimentado pela presença de um grande nome da percussão, intensamente lembrada durante a extensa performance.

Com uma apresentação de mais de 1h30 e o fim do evento, a 18ª edição Perc-Pan encontrou no Auditório do Ibirapuera uma ótima opção para suas próximas edições. Ainda que tenha concorrido com grandes eventos e tenha tido uma divulgação aquém de seu merecimento, ambos os shows contaram com ótima lotação e trouxeram nomes que fazem jus ao seu propósito, fazendo com que o festival mantenha-se firme no calendário paulistano e traga opções pontuais e imperdíveis para aqueles que buscam grandes shows fora do circuito.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais