All for Joomla All for Webmasters

A Ao vivo

Pearl Jam - Morumbi/SP (04.11.11)

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

ão Paulo conferiu na noite de sexta-feira (4) a segunda apresentação do Pearl Jam durante a turnê de comemoração dos vinte anos de banda. Com ingressos esgotados, a tendência era de uma catarse ainda maior do que a realizada na noite anterior, algo que foi comprovado quando a banda de Seatlle iniciou o show ao som de Go, uma das faixas mais pesadas do álbum Vs (1993).

Sempre imprevisível, o Pearl Jam trouxe para o palco do Morumbi um setlist completamente diferente da noite anterior, mais pesado e incluindo outros clássicos definitivos da banda. A primeira surpresa veio já com Do the Evolution, que havia aparecido somente no fim do show da noite anterior.

Com o público ganho e visivelmente mais empolgado, a primeira trinca do show se deu com Severed Hand, uma das melhores do álbum Pearl Jam (2006). Tudo isso diante de uma iluminação muito mais frenética e o som muito mais alto que a noite anterior.

Sem medo de resgatar faixas de todos seus álbuns, o Pearl transformava sua extensa discografia em um Greatest Hits ao vivo. Com a mesma adrenalina e participação do público, vieram faixas dos álbuns No Code (1996) – Hail, Hail, Backspacer (2009) – Got Some – e Vs (1993) – Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town, sintetizando o quão estável sempre foi a carreira da banda.

Given to Fly, do álbum Yield (1998), foi uma das mais empolgantes nessa primeira parte do show, com um refrão poderoso e um Eddie Vedder inspirado, ficou fácil entender porque é uma das músicas da banda que mais tocaram por aqui.

Sempre arranhando um bom português, veio uma das maiores surpresas da noite quando Eddie Vedder cantou Setting Forth, faixa de seu trabalho solo, Into the Wild (2007). Na parte mais intimista do show ainda incluiriam Wishlist, de Yield (1998) e Not For You, do álbum Vitology (1994).

O Morumbi voltou a tremer quando os acordes iniciais de Even Flow, Ten (1991) explodiram nas PA’s do estádio. Com maior participação do público, o show ganhou ainda mais em emoção na sequência Unthought Known e The Fixer (ambas de Backspacer, 2009); e Once e Black (Ten, 1991), quando o Pearl Jam deixou o palco completamente ovacionado pelo público.

Com um set bem diferente da noite anterior, o bis soava como uma verdadeira incógnita. Após poucos minutos a banda retornou para mais uma sequência de músicas, que teve início com a lentas Just Breathe (Backspacer, 2009) e Inside Job (Pearl Jam, 2003), músicas que serviram para o público ganhar fôlego diante da verdadeira enxurrada de clássicos que se seguiu. Do apoteótico início de State Of Love And Trust, passando pela inédita Olé e se encerrando em um dos mais brilhantes momentos da noite, quando trouxe Why Go e Jeremy, clássicos absolutos de sua carreira.

Poderia ter sido ali o fim de uma das apresentações mais empolgantes do ano em São Paulo, mas após sair rapidamente do palco pela segunda vez, o Pearl Jam ainda retornaria para levar às lágrimas boa parte do público, quando tocou Last Kiss, Better Man e Spin The Black Circle, chegando ao ápice do show durante a execução de Alive.

Ciente de que estava diante do maior público de sua turnê, o Pearl Jam ainda tinha lenha para queimar e surpreender, realizando um ousado cover de Baba O'Riley, do The Who. Já com as luzes do estádio praticamente espantando o eufórico público, a banda ainda se despediria depois de tocar Yellow Ledbetter, fechando um set de quase 30 músicas e mais de duas horas de show.

Vai ser difícil dizer se a turnê de comemoração dos 20 anos de Pearl Jam conseguiu ser melhor que seu debut no Brasil, em 2005, com um público maior e uma discografia repleta de clássicos, a maior preocupação dos fãs será o período que a banda levará para mostrar tudo isso novamente por aqui, afinal, seis anos é quase um terço de sua carreira e, diante de tamanha devoção, fica impossível imaginar que o retorno esteja tão distante.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais