All for Joomla All for Webmasters

F Filmes

Previous Next

Pink Floyd - The Story Of Wish You Were Here

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Lançado em 1975 e considerado um dos discos mais emblemáticos da carreira do Pink Floyd, We Wish Were Here é também um dos álbuns mais envoltos em histórias que culminaram na saída de Roger Waters e o ápice comercial da banda após o lançamento de Dark Side of the Moon, dois anos antes.

Mas muito mais que um álbum repleto de sucessos comerciais, We Wish Were Here é um álbum triste e que talvez represente o momento fundamental de todo um processo repleto de momentos que envolvem tensão e a perda de alguém que se foi. Fosse o processo de um efeito borboleta, o nono álbum do Pink Floyd é o momento em que a história se desenrola de forma efetiva, deixando a critério do público se o fim foi feliz ou triste.

Lançado em 2012, o documentário Pink Floyd – The Story of We Wish Were Here é essencial não só para fãs da banda, mas para quem se interessa pelo mercado da música e suas consequências para um rockstar, elucidando questões que até então pareciam se desenrolar nas redes sociais e fóruns da banda somente como especulação.

Construído a partir de entrevistas com os quatro integrantes da banda ao longo da virada do século, além do engenheiro de som do estúdio de Abbey Road, Brian Humphries, o documentário tem como fio condutor a influência do ex-guitarrista e fundador da banda Syd Barrett em seu processo de composição, o que acaba rendendo uma espécie de tributo involuntário de seus integrantes e como seu legado foi capaz de levar sua motivação em superar o respaldo adquirido em Dark Side of the Moon em ingrediente primordial para a sua dissolução anos depois.

Sem colocar David Gilmour e Roger Waters frente a frente, Pink Floyd – The Story of We Wish Were Here narra em detalhes como cada faixa do álbum foi construída e como seu desenrolar conduziu o grupo a uma reflexão mais profunda sobre seu papel no mundo da música, sua decepção com a mesma e seu futuro dentro desse circo que acabou consumindo a personalidade de seu ex-integrante.

Ainda que o clima de tensão permeie boa parte do documentário, ainda há espaço na história de We Wish Were Here para situações interessantes como a concepção da capa e seu processo de produção, além da participação de Roy Harper em Have A Cigar, o que pode ser considerado o embrião dos desentendimentos entre o baixista e o guitarrista David Gilmour, só reforçado na sequência do documentário e com seu ápice ocorrido na maior obra do disco, em sua faixa-título.

Com narrativas e imagens que caminham entre a psicodelia e a serenidade de nobres senhores, Pink Floyd – The Story of We Wish Were Here é denso o suficiente para que o menor adepto de Pink Floyd consiga reconhecer o talento e se apaixonar pela banda, assim como destruir a imagem de uma faixa normalmente associada a casais apaixonados.

Sem cerimônias, o documentário não faz questão de transformar We Wish We Here em um álbum especial na vida de seus integrantes, mas em uma ferida na carreira da banda, tal qual Exile on Main Street é na história dos Rolling Stones. Ainda que a genialidade de seus integrantes seja evidenciada durante toda sua execução, fica difícil colocar em segundo plano a história de Syd Barrett e seu famoso encontro com os integrantes da banda naquele que é considerado pelos fãs como o real momento em que os ingleses finalmente confrontaram seu maior fantasma. E o resultado cabe a nós decidir se foi bom ou não.

Setlist: Wish you were here / Shine on you Crazy Diamond pt 1-5 / Shine on you Crazy Diamond pt 1-5 (acoustic) / Pow R. Toc H. / Astronomy Domine / Set the Controls for the Heart of the Sun / Us and Them / Have A Cigar (acoustic) / Have A Cigar / Jugband Blues / Breathe / Wine Glasses / Shine on you Crazy Diamond pt 6-9 / Interstellar Overdrive / A Last Recording / Welcome to the Machine

 

Pink Floyd: The Story of Wish You Were Here

Ficha Técnica:
Diretor: John Edginton
Ano de lançamento: 2012
Tipo: Documentário
Produtora: Universal Music

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais