All for Joomla All for Webmasters

L Lançamentos

Previous Next

Criolo - Espiral de Ilusão

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Sem sombra de dúvidas um dos nomes mais expressivos da música brasileira nos últimos anos, Criolo já tem seu nome registrado na música contemporânea justamente por ter levado seu rap para dentro da música popular com mensagens que se transformaram em verdadeiros gritos  de esperança nos últimos tempos.

Da face sisuda de Nó na Orelha e Convoque Seu Buda, Criolo sempre mostrou que um sorriso se esconde facilmente por cada verso seu, pronto para ser encontrado. Seu novo projeto, Espiral de Ilusão, é a síntese dessa afirmação e comprova que não é necessário ser agressivo para passar uma mensagem tão forte como a sua. Dedicado inteiramente ao samba – sim, ao samba, aquele mesmo de raiz – o rapper se sai bem ao longo de 10 faixas politizadas e executadas com um verdadeiro sorriso no rosto.

Disco que reforça sua parceria com um dos grandes nomes dessa geração, o produtor Daniel Ganjaman, além de Marcelo Cabral, o novo álbum de Criolo não choca justamente pela facilidade com que se desenrola. Explorando a simplicidade de sua própria essência como em Lá Vem Você, Criolo apresenta suas cartas em Dilúvio de Solidão, um samba que parece ter nascido de um Cartola do Capão.

Apostando em sambas inéditos, Criolo em nenhum momento passa a sensação de que está se aventurando por um terreno desconhecido, muito pelo contrário. Com frases do tipo “Meninos mimados não podem reger a nação”, presente na ótima Menino Mimado, se mostra capaz de provocar a mesma reflexão de qualquer faixa de seus álbuns anteriores, apenas mudando a batida. Essa tônica também se repete em Hora da Decisão, nas duas das mais politizadas do disco. E é isso que deixa claro em pouco mais de trinta minutos de disco.

Não faltam bons exemplos para fazer de Espiral de Ilusão um dos grandes discos lançados no Brasil em 2017. Os versos iniciais de sua faixa-título, um lamento típico do samba canção paulistano, consegue a proeza de aproximar de forma definitiva o samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com sua tão típica simplicidade, reforça ainda mais o senso de união que sempre deixou claro em seu trabalho desde a virada da década e que inspirou tantos músicos consagrados a se aproximarem.

Disco para ser saboreado por vezes e vezes, Espiral de Ilusão é muito mais profundo do que aparenta. Trabalho que poderia tirar Criolo de sua zona de conforto, apenas reforça que a sinceridade sempre foi a chave de seu sucesso, invariavelmente a qualquer tipo de música que faça.

E o mais incrível em todo esse processo é que, mesmo se tratando de uma primeira incursão pelo samba, o disco mostra uma sinergia tão grande com os outros discos de Criolo que passa a sensação de que nada do que o rapper fizer nos próximos anos será novidade, dada tamanha a pureza com o qual é feita.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais