All for Joomla All for Webmasters

L Livros

Previous Next

KISS - Por Trás da Máscara (Autor: David Leaf e Ken Sharp)

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Se você pegou o bonde da história do rock andando, agora há uma boa oportunidade para sentar na janelinha. Nos últimos anos o Kiss lançou Sonic Boom, primeiro inédito depois de dez anos de hiato. O disco resgata o clima de diversão dos primeiros álbuns da carreira dessa banda que já tem 40 anos de estrada e prepara o lançamento de Monster, seu sucessor. E se você ficar curioso a respeito da história dos mascarados, uma boa pedida é ler Kiss: Por Trás da Máscara, a biografia oficial do grupo.

A primeira página do livro adverte: se você não é fã do Kiss, largue já. A advertência não está ali por acaso. Esse livro não é para quem espera histórias bizarras, polêmicas sobre a banda ou revelações bombásticas. É para quem quer conhecer ou curtir a vida de cada um dos integrantes e sua trajetória juntos.

Lançado por aqui em 2006 (três anos depois da publicação americana), o livro veio na esteira da variada produção de itens colecionáveis que rendeu ao Kiss o apelido de Disneylândia do rock. A publicação passou em branco entre miniaturas, toalhas, sabonetes, camisinhas e até M&Ms do Kiss. Já o lançamento de Sonic Boom, porém, despertou o interesse pela biografia da banda, que é renovada às vésperas de Monster ganhar o mercado.

A primeira parte do livro se baseia em uma série de entrevistas feitas com o Kiss em 1979, no seu primeiro auge de fama. Ela retrata a vida de cada integrante antes do Kiss, seu encontro e seu início. Segue-se, então, um relato um pouco menos minucioso dos rumos que a banda foi tomando, mesclado a comentários de personalidades da música. A parte final traz comentários sobre diversas músicas do Kiss, por outros e por eles mesmos.

O mérito de Por Trás da Máscara é a sinceridade. Tudo o que está escrito ali parece de fato ter acontecido – e os integrantes do Kiss assinam embaixo. Os comentários não excluem críticas; é interessante ver em uma biografia oficial um produtor malhando determinada música da banda.

Mas falta, sim, um pouco de tempero na história. Era de se esperar algo no mínimo mais curioso vindo de uma banda em que o baixista costuma fazer o solo num machado, cuspir sangue e sobrevoar pelo palco.

Portanto, se você está em busca de uma leitura para se distrair, esqueça. Kiss: Por Trás da Máscara vale a pena se você está atrás de um relato honesto da banda que influenciou muita gente no rock. Ou se você quer mais um artigo para sua coleção de badulaques do Kiss.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais