All for Joomla All for Webmasters

L Livros

Previous Next

Guns N Roses - A banda que o mundo esqueceu (Autor: Paul Stenning)

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Um dos termos mais comuns do mundo da música até meados da década de 90, a figura do rockstar se tornou emblemática ao ser associada aos maiores nomes da história do rock, que posteriormente se distanciou da música pop e deu lugar a um estereótipo diferente de outrora.

O rockstar é aquele artista que faz sua música arrastar multidões à medida que sua personalidade controversa seja capaz de chocar tanto quanto seduzir seu público, criando não só uma legião de fãs, mas de verdadeiros seguidores. E na década de 90 o mundo viu aquele que pode ser considerado o último grande nome capaz de persuadir mídia e público, inclusive aqueles que os detestavam, como fez Guns N Roses.

A história do Guns N Roses talvez seja até hoje um dos grandes mistérios do mundo do rock em virtude da personalidade de cada um dos seus integrantes após sua separação. A controversa figura de Axl Rose, a loucura e a desintoxicação de Slash e as bandas pelo qual seguiram seus antigos parceiros são parte de um quebra-cabeça que foi montado pelo jornalista inglês Paul Stenning em uma biografia não autorizada do grupo, intitulada Guns N' Roses - A Banda Que O Tempo Esqueceu, e que elucida parte dos mistérios em torno daqueles que podem ser considerados os últimos rockstars.

Lançada pela Beast Books, que já tem em seu currículo trabalhos como a Enciclopédia Metallica, Guns N' Roses - A Banda Que O Tempo Esqueceu tem pouco mais de 160 páginas e caminha com detalhes pela infância de Axl Rose, que serve de fio condutor por uma história que revela seus traumas, paixões, amigos… enfim, uma enormidade de ingredientes que praticamente moldaram a personalidade do vocalista até os dias de hoje. Lançado em 2011 no Brasil, o livro não chega a narrar em detalhes o lançamento do lendário Chinese Democracy (pelo tempo de produção e não pela qualidade) por ter sido finalizado antes da publicação do álbum, mas externa a preocupação de Paul com o rumo que o lançamento poderia vir a tomar.

Entre os destaques do livro está a infância de Axl e alguns dos traumas que praticamente justificam a formação de uma personalidade forte e tão questionável. Com elementos que passam por sua fé e o abuso sexual da infância, a figura de vilão da música contemporânea que o vocalista ganhou na última década começa a ser revelada de uma forma quase chocante, culminando em sua chegada em Los Angeles e sua paixão pela música.

O nascimento do Guns N Roses, a apresentação de Axl aos seus parceiros de banda também surgem de forma gradual, encaixando as peças de um grande quebra-cabeça. Da discografia de seis álbuns, Appetite for Destruction e a sequência Use Your Illusion I e II são tratados com uma maior riqueza de detalhes, expondo as rusgas de seus integrantes, a rivalidade com bandas como Aerosmith e Motley Crue e o início de sua dissolução, que acabou afastando o Guns do hall dos grandes nomes do rock no fim da década de 90.

Com uma narrativa bastante agradável, Paul Stenning amarra os laços da história sem perder o fio do enredo, que também fala mais sobre a entrada de novos integrantes na banda e sua ligação com Axl a partir de então. O lado fã do jornalista pouco o afasta das críticas, que surgem esporadicamente no livro, e talvez seja o lado negativo da narrativa, que traz elementos obscuros mesmo para os maiores fãs da banda. Alguns poucos erros na tradução também acabam quebrando o encanto de alguns capítulos do livro, mas não comprometem seu andamento.

Guns N' Roses - A Banda Que O Tempo Esqueceu é uma pedida certeira para quem deseja ter acesso à biografia de uma banda que conseguiu a proeza de ser temida no mundo da música tanto quanto adorada. Considerada pela mídia inglesa como “a banda mais perigosa do mundo”, o Guns N Roses justifica o mito criado em torno de sua imagem e o porquê de alimentar sonhos de uma quase impossível reunião no futuro. Um registro interessante para quem deseja abrir as portas da mente de Axl e sua turma sem medo de se assustar com o que vem pela frente.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais