All for Joomla All for Webmasters

L Livros

Previous Next

Histórias do Clube da Esquina (Autor: Laudo Ferreira e Omar Viñole)

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

"Nosso clube é aqui, na esquina!"

Iniciado na década de 60 em Minas Gerais, o Clube da Esquina é retratado em quadrinhos pelas mãos de Laudo Ferreira e Omar Vinõle e mostra porque segue até hoje sendo considerado um dos mais importantes momentos da história da música brasileira.

Um dos maiores patrimônios da música mundial, o movimento conhecido Clube da Esquina foi responsável por revelar ao mundo a obra de artistas que até hoje encantam e servem de influência para toda uma geração de novos artistas.

Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta e Beto Guedes foram alguns dos nomes que definiram os rumos musicais de uma geração influenciada por Rolling Stones e Beatles.

E toda essa turma ganhou em 2011 uma obra que mostra de forma simples e criativa como se deu o seu surgimento, ainda na década de 60. Idealizada pelo desenhista Laudo Ferreira, de sucessos como Yeshuah e a adaptação do filme À meia-noite encarnarei no seu cadáver, de José Mojica Marins, e o arte-finalista Omar Viñole, de Rota dos Malês e Iron Maiden em Quadrinhos, a HQ Histórias do Clube da Esquina é um registro de primeira grandeza de um movimento que por sua simplicidade acabou tornando-se difícil até mesmo de ser definido e explicado às gerações seguintes, mas que é exposto com clareza em uma obra rica em detalhes.

Sem um roteiro linear, Histórias do Clube da Esquina não tenta expor detalhes daquela geração como se fosse a voz da verdade se aprofundando em cada tema. Tudo é mostrado através de depoimentos de cada artista ao melhor esquema de um “papo na esquina”, onde tudo é relembrado e conversas se entrelaçam e se encaixam como um quebra-cabeça musical, capaz de situar o leitor sobre o movimento sem superficialidade.

Composto de pouco menos de 50 páginas, impressiona a quantidade de informação que a HQ expõe em belíssimos desenhos e um roteiro bem elaborado, que conta a origem de faixas emblemáticas dos artistas que deram forma ao “Clube”, o início da amizade entre seus integrantes e a forma como a convivência durante uma época tão turbulenta da política brasileira acabou influenciando na direção de seu repertório.

Seguindo a tendência de grandes nomes da música mundial embarcarem no mundo dos quadrinhos, a obra de Laudo Ferreira e Omar Vinõle é um bom ponto de referência por sua acessibilidade no mercado e por abordar um momento tão emblemático da cultura brasileira. Feito sob medida para amantes de boa música, a HQ emociona em vários momentos e torna-se praticamente impossível ignorar a vontade de se resgatar a obra de artistas como Lô Borges e Milton Nascimento após seu término. Tudo de maneira simples, tão simples que em boa parte da leitura nasce o desejo de estar dentro de cada uma daquelas histórias, dentro do Clube da Esquina.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais