All for Joomla All for Webmasters
Previous Next

Espetáculo "Voos de Villa – Impressões Rápidas Sobre Todo o Brasil" reunirá o Villa Brasil Ensemble

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A partir de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e o maestro Gil Jardim, diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara da ECA/USP – OCAM, nasceu o espetáculo "Voos de Villa – Impressões Rápidas Sobre Todo O Brasil", concebido para oferecer uma experiência de escuta renovada da música de Heitor Villa-Lobos. A estreia será no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, em duas apresentações – nas noites de 16 e 17 de agosto, sexta-feira e sábado, às 21h –, com entrada gratuita.  

Com esse projeto, o maestro Gil Jardim realiza um desejo antigo e que acredita revelar impressões inéditas sobre novas possibilidades de se ouvir e desfrutar da teia criativa villalobiana nas obras sinfônicas em formado camerístico. Para realizar o trabalho inédito, Jardim convidou a designer de palco Anna Turra que, juntos, criaram o que chamam de "experiência multimídia total", ao explorar as inúmeras maneiras de expressar a brasilidade que a obra do compositor propicia.

Também foram especialmente convidados 19 músicos brasileiros que, para a realização deste projeto, formaram o Villa Brasil Ensemble: Clarice Assad, Toninho Carrasqueira, Alexandre Ficarelli, Diogo Maia, Fabio Cury, Douglas Braga, Vitor Ferreira, Amarildo Nascimento, Donizetti Fonseca, Jennifer Campbell, Daniel Grajew, Carlos dos Santos , Paulo Santos (UAKTÍ), Ari Colares, Ana de Oliveira, Eliane Tokeshi, Ricardo Kubala, Ji Yon Shim Anderson e Neymar Dias.

O programa, com duração de 90 minutos, é composto pelas seguintes obras de Villa Lobos: Bachianas Brasileiras nº 4 (Prelúdio – Coral – Ária e Danza); O Uirapuru – O pássaro encantado e uma seleção de canções de Villa: Cantilena – Remeiro do São Francisco – Abril – Pobre Cega – Vôo – Realejo – Modinha – Cair da Tarde – Veleiro e A menina e a Canção. "Para essas canções, a ideia é devolver à terra, à natureza, as sementes colhidas por Villa-Lobos na elaboração de sua produção, realizando links com a música brasileira produzida a partir de sua criação", afirma Gil Jardim.

Segundo o maestro, o subtítulo desse espetáculo – "Impressões rápidas sobre todo o Brasil" – nasce de uma obra de Villa-Lobos, o "Noneto", executada no concerto que Villa-Lobos fez na capital francesa em 30 de maio de 1924, em sua primeira viagem à capital francesa. "Esse subtítulo inspira o espírito com que esse espetáculo foi desenvolvido e, de forma sensível, propicia conexões com o Brasil dos dias de hoje".

Já para Anna Turra, a criação multimídia do espetáculo potencializa a magnitude sonora da performance musical tangenciando a experiência sinestésica, evidenciando ainda mais as "sonoridades reeditadas" da obra de Villa-Lobos. "A movimentação de cenários físicos, o direcionamento do olhar por meio da Iluminação e da poesia visual em movimento e também o conteúdo de vídeo-projeção nos conduzirão a ambiências inovadoras a um só tempo sonoras e espaciais, inéditas para a escuta da música de Heitor Villa-Lobos", completa. 

Ficha Técnica:
Direção Musical e Regência: Gil Jardim
Direção de Arte (Cenário-Luz-Vídeo): Anna Turra
Som: André Magalhães
Edição de Partituras: Felipe Fonseca
Arquivo e Montagem: Lucas Coelho
Produção Operacional: Andrea Costa
Produção Executiva: Antares SP

Músicos: Villa Brasil Ensemble


- Villa Brasil Ensemble
Canto e performance: Clarice Assad
Flauta e Piccollo: Antonio Carlos Carrasqueira (Toninho Carrasqueira)
Oboé e Corne Inglês: Alexandre Ficarelli
Clarinete e Clarone: Diogo Maia
Fagote: Fabio Cury
Sax Soprano, Alto e Tenor: Douglas Braga
Trompa: Vitor Ferreira
Trompete: Amarildo Nascimento
Trombone: Donizeti Fonseca
Harpa: Jennifer Campbell
Piano e Acordeão: Daniel Grajew
Percussão Sinfônica: Carlos dos Santos
Percussão: Paulo dos Santos (UAKTI)
Percussão: Ari Colares
Violino: Ana de Oliveira
Violino: Eliane Tokeshi
Viola: Ricardo Kubala
Violoncelo: JI Yon Shim Anderson
Viola Caipira e Contrabaixo: Neymar Dias

Coordenação Geral: Instituto Tomie Ohtake

Sobre Gil Jardim: 
Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo desde 1986 e dá aulas de regência orquestral. Dirigiu essa escola entre 2006 e 2009, quando criou e produziu os Festivais Internacionais Ex Toto Corde, Percussivo USP 2008 e os Festivais Internacionais de Violão Leo Brouwer, (2008, 2009, 2011 e 2013).

Desde 2001 é Diretor Artístico da Orquestra de Câmara da ECA-USP, grupo que se renova a cada ano, já tendo recebido aproximadamente 800 bolsistas até os dias de hoje. Ao longo desse tempo imprimiu qualidade, arrojo e modernidade à OCAM, uma orquestra genuinamente universitária, colocando-a na cena musical brasileira e transformando-a num importante laboratório profissionalizante da USP.

É autor do livro O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos e do CD Villa-Lobos em Paris, agraciado com o Prime de Cultura da Revista Bravo e com o prêmio Diapason D'Or. 

Sobre Anna Turra: 
Designer multidisciplinar com formação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Anna Turra desenvolve projetos visuais e espaciais que compõem o desenho da cena (set ou stage design), interessada no encontro entre as linguagens do vídeo, da iluminação, da cenografia e das artes gráficas no palco.

Dirige e desenvolve projetos de cenografia, iluminação, vídeo-cenografia, vídeo-mapping, design gráfico e performances de live images (vjing), colaborando na concepção de concertos ou shows, montagens de teatro e dança e projetos expositivos ou instalativos.

Destacam-se criações para Elza Soares, Maria Bethânia, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes, Bixiga 70, Anelis Assumpção e 5 a Seco, na música; Cristiane Paoli Quito e Merlin e Arthur – um sonho de liberdade, no teatro e Cia. Nova Dança 4 e Nathalia Catharina, na dança. Também é colaboradora de instituições comprometidas com a difusão da arte e cultura brasileiras, como Associação Cultural Videobrasil, ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea, Sesc SP, entre outros. 

SERVIÇO:

16 e 17 AGO 2019 | 21h

Voos de Villa – Impressões Rápidas sobre Todo o Brasil 
comVilla Brasil Ensemble

direção musical e regênciaGil Jardim

direção de arteAnna Turra

duração: 90 minutos (aproximadamente)

ingressos: gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da

apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

informações: www.auditorioibirapuera.com.br

tel.: 3629-1075 ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A música passa por aqui.

Email:

contato@revistasom.com.br

Fone:

11 98022.7441

Mídias Sociais