Sala Especial

O prodígio Quinn Sullivan

Durante uma de suas inúmeras passagens pelo Brasil, ainda em 2002, o lendário guitarrista americano Buddy Guy declarou durante uma entrevista ao jornal Estado de São Paulo que se preocupava com o futuro do blues, afirmando com tristeza que o gênero aos poucos estava morrendo e não encontrava perspectivas de renovação.

Nessa época o mundo contava com um decadente Jonny Lang – que tentava colocar sua carreira em ordem após mergulhar no mundo das drogas e praticamente enterrar sua credibilidade – e ainda acompanhava os primeiros passos de Joe Bonamassa, que um ano depois lançaria Blues Deluxe, disco mais importante de sua carreira e responsável por arrancar novamente sorrisos das maiores lendas do blues.

Em paralelo a esse processo, no estado de Massachusetts e com 3 anos de idade, o pequeno Quinn Sullivan provavelmente estava em vias de largar a mamadeira e dava seus primeiros passos enquanto esperava qual seria sua próxima refeição. A rotina típica de uma criança americana acabou durando pouco tempo, quando começou a ter aulas de guitarra aos 5 anos com Brian Cass, guitarrista do projeto infantil Toe Jam Puppet Band, grupo que se apresenta regularmente em um zoológico da cidade de New Bedford até hoje.

Nessa momento Quinn Sulivan percebeu que no lugar de bonecos, carrinhos ou qualquer tecnologia em ascensão na época, a guitarra poderia agregar muito mais para sua diversão. Dedicando-se cada vez mais ao instrumento, era instruído a conhecer a obra de alguns dos grandes nomes do rock e do blues, uma paixão natural de Brian, que um ano depois viu seu pupilo ganhar notoriedade durante uma apresentação dentro do The Ellen DeGeneres Show, um dos programas mais populares dos Estados Unidos.

{youtube}U0qngN3M_EM{/youtube}

A apresentação em rede nacional chamou a atenção de alguns dos maiores nomes da história do blues como o próprio Buddy Guy e o não menos mítico BB King, que não pensaram duas vezes em “adotar” Quinn como o novo garoto prodígio do blues e levá-lo a palcos sagrados como o Beacon Theatre, em Nova York, e o Orpheum Theatre, em Boston, um ano depois, onde o garoto mostrava desenvoltura suficiente para se posicionar frente uma multidão com a mesma naturalidade com o qual tocava guitarra para seus pais e amigos de escola.

Quinn Sullivan se tornou motivo de orgulho para uma cena que novamente revelava grandes nomes como Gary Clark Jr (pupilo de Eric Clapton) e Joe Bonamassa, mas tinha como trunfo o fato de completar no fim da década apenas seu 9º aniversário, quando subiu ao palco do The Oprah Winfrey Show e um ano depois chegou a se apresentar dentro do The Today Show, da rede NBC.

Colecionando aparições e adquirindo um respaldo atípico para uma criança de sua idade, Quinn viu de forma mais concreta o reconhecimento quando participou da faixa Who’s Gonna Fill Those Shoes, lançada em 2009 por Buddy Guy dentro do álbum Skin Deep, que foi indicado a um Grammy poteriormente e contou com a particpação, entre outros, de nomes como Eric Clapton e de Derek Trucks. Com know-how suficiente para se lançar ao mundo, Sullivan lançou Cyclone, seu primeiro álbum, em 2011, mesmo período em que teve a oportunidade de participar da edição americana do festival Lollapalloza, em Chicago, e do programa Jimmy Kimmel Live!, além de excursionar como atração de abertura do próprio Buddy Guy.

Tendo o blues como pano de fundo e a paixão pela música cada vez maior, Quinn Sullivan chegou aos 12 anos capaz de executar frente a uma multidão clássicos de Hendrix e BB King capazes de fazer o mais conservador fã ignorar sua idade e aceitá-lo como uma realidade no mundo da música, principalmente pelo fato de ter se tornado, além de um excelente guitarrista, um ótimo vocalista, capaz de tocar de forma profunda seu público mesmo com seu repertório próprio.

Hoje com 14 anos e com Getting There, seu segundo álbum, na bagagem, Sullivan foi uma das atrações do monumental Crossroads, festival com alguns dos maiores guitarristas do mundo e idealizado por Eric Clapton, além de ter participado da festa de 60 anos de comemoração da guitarra Stratocaster, modelo que mais aprecia, dentro do programa The Ellen DeGeneres Show, palco onde basicamente iniciou sua carreira.

{youtube}huFq57wLgJ4{/youtube}

Sempre mantendo como principal influência o blues que o consagrou, Quinn Sullivan tem menos idade que o polêmico Justin Bieber e um talento que o aproxima de nomes como Steve Miller, o que lhe deu liberdade suficiente para explorar em seu segundo disco uma pegada mais dançante e cheia de groove, levando sua música a uma esfera acessível, um fator capaz de lhe tornar, ainda na adolescência, a verdadeira inspiração cultuada por Buddy Guy para que o blues possa dar, enfim, um passo decisivo em seu processo de renovação.

About the author

Avatar

Anderson Oliveira

Editor da Revista Som (www.revistasom.com.br) e do Passagem de Som, é formado em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Direção de Arte. Atualmente se aventura pela computação gráfica enquanto luta para completar sua coleção de Frank Zappa.